Conhecer os principais aeroportos da Itália faz parte de sua viagem. Saber a que distância está o centro da cidade e como chegar lá facilita muito. A infraestrutura do local também conta bastante, uma vez que você pode precisar de hospedagem devido a um imprevisto. Então, não custa nada se informar um pouco a respeito dos serviços oferecidos.
Em geral, os aeroportos têm fácil acesso a rodovias e ao centro, além de oferecerem opções de transporte público e aluguel de carros. Salas vip, restaurantes, farmácias, lojas de presentes, perfumarias, free shops e livrarias sempre marcam presença nesses lugares.
Assim, reunimos algumas informações relevantes sobre os quatro maiores aeroportos da Itália. Confira!
Roma, Milão, Bergamo e Veneza abrigam os principais aeroportos da Itália
Tão grandes quanto movimentados, os maiores aeroportos internacionais da Itália recebem milhões de pessoas por ano, a negócios ou turismo. Sendo assim, é fácil voar com as melhores companhias aéreas ou ainda passagens low cost, se quiser economizar. Seja como for, a viagem ao país é inesquecível, acima de tudo pela riqueza histórica e cultural.
O mais prático é fazer o check-in on-line, mas, se preferir pessoalmente, chegue antes do horário e faça tudo com calma. No entanto, lembre-se de que é preciso estar no aeroporto com 3 horas de antecedência para voos internacionais.
Passageiros com necessidades especiais não precisam se preocupar com a acessibilidade, uma vez que existem áreas exclusivas e instalações adequadas.
Já reparou que tanto no bilhete aéreo como na etiqueta de bagagem existe uma identificação com a sigla IATA e mais três letras indicando o aeroporto? Trata-se de um código aeroportuário universal criado em 1945 pela International Air Transport Association, com o objetivo de cuidar da segurança da aviação e tudo que a envolve.
Enfim, embarque nessa leitura e boa viagem!
1 – Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci
Conhecido como Fiumicino-Leonardo da Vinci (FCO) por conta da cidade do mesmo nome, é o mais movimentado do país. Milhões de pessoas usam o Fiumicino com destinos para todo o mundo. Fica a menos de 30 km do centro de Roma e a 31 km da Praça São Pedro, no Vaticano.
O passageiro encontra bancos, casas de câmbio, free shop, restaurantes, farmácias, lavanderia, lojas e sala de orações. Serviços como wi-fi gratuito e acesso coberto a hotéis conectado pelos terminais 1, 2 e 3 também são oferecidos.
Quanto ao transporte público, trens com destino à estação de Roma partem a cada 20 minutos. Os ônibus saem do terminal 2 com trajeto de uma hora passando pela Piazza dei Cinquecento, estação ferroviária Tiburtina e metrô Piazza Sirio y Piazza Stazione.
2 – Aeroporto Internacional de Milão-Malpensa
Inaugurado em novembro de 1948, o Aeroporto Internacional de Milão-Malpensa (MXP) é um dos mais importantes da Itália. Fica na província de Varese, a 49 km de Milão, com dois terminais.
Além de free shops, lojas, restaurantes, farmácias e serviços bancários, o Milão-Malpensa tem um supermercado no terminal 1. Ao mesmo tempo, diversas linhas aéreas e agências de viagens estão à disposição.
Todavia, se precisar de hospedagem, há opções dentro do próprio aeroporto, assim como nas proximidades.
Para chegar a Milão, escolha entre ônibus ou trem expresso. Os ônibus partem do terminal 2 a cada 20 minutos e vão até a estação Milano Centrale, que é interligada com as linhas verde e amarela do metrô. Quem prefere conforto e rapidez pode usar os táxis ou transfers privativos, com motoristas experientes, que conhecem os melhores caminhos.
Em contrapartida, os trens chegam em 30 minutos nas estações de metrô Cadorna e Garibaldi, linhas verde e vermelha. Até a Milano Centrale são 55 minutos.
3 – Aeroporto Internacional de Bergamo
Bergamo ou Aeroporto Orio al Serio (BGY) é onde decolam e aterrissam o maior número de voos low cost, principalmente dentro da Europa. Tem um terminal em funcionamento 24 horas e, apesar de ser pequeno e estar em operação desde 1972, sua estrutura é moderna, com fluxo de 11 milhões de passageiros por ano. Está a 45 km de Milão e a 6 km da cidade de Bergamo. Em poucos minutos o ônibus te leva à estação central de Milão ou até a de Bergamo. Outra opção é o Orio Shuttle, que passa por vários lugares entre Bergamo e Milão.
Os passageiros desfrutam de bares, restaurantes e cafés, assim como lojas, duty free, bancos, casas de câmbio e sala VIP com acesso gratuito à internet.
4 – Aeroporto Internacional de Veneza Marco Polo
Em Tessera, a cerca de 7 km de Veneza, está localizado o Aeroporto Internacional de Veneza Marco Polo (VCE), com apenas um terminal de três andares. Quatro áreas comuns dão acesso a todo tipo de serviços e lojas, balcão de check-in e totens de autoatendimento.
O trajeto para Veneza pode ser feito de ônibus, com destinos a Venezia Piazzale Roma ou à Estação de Trens Mestre. Pelas águas da cidade é possível viajar com os táxis aquáticos (Water Taxi), que comportam até 10 pessoas; de vaporetto, um tipo de ônibus urbano; ou de traghettos, uma espécie de gôndola que atravessa o Grand Canal.
Esperamos que tenha gostado da leitura! =)