Hoje vamos falar sobre a história da imigração italiana no Brasil. É muito importante saber a origem dos nossos antepassados e como eles chegaram no Brasil.
Você conhece a história dos imigrantes italianos?
Uma bela macarronada, uma polenta cremosa, cannolis deliciosos… ahh, quanta delícia os italianos imigrantes trouxeram para o Brasil. E o que dizer das pizzas que hoje saboreamos com tanto prazer? Também deixaram sua marca no jeito extrovertido de falar e gesticular. Porca miseria! Macchè!
Então, resolvemos falar um pouco sobre a imigração italiana no Brasil. Afinal, esses europeus muito fizeram pelo nosso país e ainda nos enchem de alegria.
Embarque nesta leitura e entenda como tudo começou!
A imigração italiana na “Viagem da Esperança”
No final do século XIX, a Itália entrou em uma forte crise econômica que teve seu início no norte do país com o desenvolvimento das indústrias. Esse progresso acabou destruindo as produções artesanais deixando milhares de agricultores e pequenos produtores sem trabalho e muito menos mercado para venderem seus produtos.
Sendo assim, por volta de 1876, com a pobreza e a falta de oportunidades, muitos italianos do norte foram para o sul, onde a industrialização chegou após alguns anos, e uma grande leva emigratória partiu para outros países em busca de uma nova vida.
Os principais destinos escolhidos pelos imigrantes eram a América do Norte, entrando por Nova York, ou a América do Sul, dividindo-se entre Brasil, Uruguai e Argentina.
Chamada “A Viagem da Esperança”, quem era do norte da Itália partia do porto de Gênova, e quem ficava mais ao centro-sul embarcava no porto de Nápoles. As regiões que mais emigraram italianos foram, principalmente, de Veneto, Friuli Venezia Giulia e Piemonte.
Assim, os chefes de família reuniam todas as suas economias, pagavam grandes quantias pela viagem e partiam com suas famílias para descobrir e estabelecerem-se no Novo Mundo. Porém, muitos morriam no meio do caminho, vitimados pelas dificuldades e condições precárias da viagem.
Como aconteceu a imigração italiana no Brasil
Com a abolição da escravidão no Brasil em 1888, os fazendeiros ficaram sem mão de obra para as terras. Então o governo brasileiro iniciou uma grande campanha com o intuito dos italianos irem para o Brasil. Segundo a campanha, lá eles teriam trabalho e moradia garantidos.
É provável que quase 4 milhões de italianos tiveram como destino o Brasil entre 1884 e 1939. Como eram brancos e católicos, os imigrantes italianos eram tratados de maneira diferente dos antigos escravos negros, mas a qualidade de vida não era superior ao que foi prometido.
Com condições de trabalho precárias e a difícil mentalidade dos fazendeiros, o Comissariado Geral da Emigração na Itália proibiu a emigração subvencionada para o Brasil em 1902 através do Decreto Prinetti.
Os italianos que chegaram em São Paulo vieram principalmente do sul da Itália e eram quase todos camponeses. Eles foram trabalhar, principalmente, nas lavouras de café do interior e nas indústrias da capital. Muitos deles conseguiram enriquecer e prosperar em terras paulistas, como foi o caso da famosa família Matarazzo.
Já os italianos que foram para o sul do Brasil trabalharam não só no cultivo de uva para a produção de vinho, como também formaram grandes colônias. Muitas dessas colônias são existentes até hoje, como por exemplo, a cidade Antônio Prado, na Serra Gaúcha.
Vamos comemorar
Todo ano no dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia do Imigrante Italiano no Brasil! Foi nessa data que a primeira leva de italianos desembarcou no país, em 1874. Nesse dia são feitas diversas homenagens e eventos para relembrar o início da grande imigração italiana para o Brasil.
Gostou desse post? Deixe sua opinião pra gente!