Você está preparando sua viagem para a Itália e quer que tudo seja perfeito. Cada detalhe é pensado, desde a companhia aérea e o dia da partida escolhidos, a roupa que vai ser usada e a quantia em euros para seus gastos. Preocupa-se com a hospedagem, refeições e até com aquelas anotações de frases básicas para não se atrapalhar na chegada.
Tudo isso é muito importante, mas tem mais algumas coisas que você precisa saber antes de embarcar, como os horários locais e de verão. Por isso, vamos falar um pouco sobre como funciona essa diferença de hora entre os países e qual é o fuso horário da Itália para que você se programe da melhor forma possível.
Entenda como funciona o fuso horário
É claro que você não tem necessidade de se aprofundar no assunto, mas essa informação pode ser útil não só para viagens, como também para tratar de negócios em outros países.
O fuso horário é baseado no tempo em que a Terra gasta para girar em torno de seu próprio eixo, começando o movimento de oeste para leste. Nosso planeta tem uma circunferência de 360º e são necessárias 24 horas para completar uma rotação, com um deslocamento de 15º (ou 15 meridianos) a cada 60 minutos. Portanto, cada fuso corresponde a uma hora.
Você está se perguntando onde começa essa contagem? A resposta é no meridiano 0, que fica na cidade de Greenwich, nas proximidades de Londres. Existem 24 fusos horários e todos são medidos em GMT, ou seja, Greenwich Mean Time, conforme acordo firmado por 25 países em 1884. Aos que ficam a leste adianta-se uma hora; aos que estão a oeste atrasa-se uma.
A Itália está a leste do Brasil com uma diferença de 4 horas a mais na frente, quando o Brasil não está no horário de verão.
De qualquer modo, a diferença de fuso horário dá certo trabalho de adaptação quando se está em viagem ou mesmo para quem vai morar fora. E muita gente tem problemas, com o famoso “jet lag”, quando o seu corpo demora para se adaptar com o novo horário, causando problemas, como alterações no sono e má digestão, por exemplo.
Horário de verão na Itália
“Ora Legale”, esse é o nome do horário de verão na Itália! Ele começa um pouco depois de quando termina o brasileiro. Quando é outono no Brasil e primavera na Itália, a diferença de fuso é de 5 horas, mas em alguns períodos essa diferença pode ser de apenas três horas – quando termina o horário de verão na Itália e começa no Brasil.
O horário de verão vai acabar?
O atual governo brasileiro acabou de aprovar o fim do horário de verão no país a partir de 2019, alegando que a medida não traz economia de energia e afeta o relógio biológico.
O horário de verão foi aplicado pela primeira vez no Brasil em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, com o intuito de economizar energia a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.
Na Europa, a prática de adotar o horário de verão foi criada para gerar economia de energia elétrica depois da Segunda Guerra Mundial e na crise do petróleo. Porém, isso tem se tornado insignificante ao longo dos anos, devido aos avanços tecnológicos que necessitam de menos energia elétrica para funcionar.
O Parlamento Europeu já aprovou também o fim do horário a partir de 2021, porém, cada país membro da União Europeia poderá decidir se ficará com o horário de verão ou de inverno. A Itália está mais propensa a ficar com o horário de verão, porém ainda não foi definido.
Seja qual for a época, aproveite sua viagem para a Itália e não perca tempo. Como anoitece tarde no horário de verão, lá pelas 21h30, vale a pena desfrutar do que o país oferece de melhor: parques, cafeterias, um bom “gelato”, ruínas históricas, um papo com os amigos, ou um simples caminhar pelos lugares que mais lhe agradam.
E então, este post foi útil para você? Diga o que mais você quer saber sobre a Itália.