O incrível Leonardo da Vinci
Nesse ano de 2019, é comemorado os 500 anos da morte do renascentista Leonardo da Vinci. Na Itália, diversos eventos estão acontecendo para relembrar o grande artista.
A história da arte não seria a mesma sem suas obras. Esse nome sempre nos remete ao famoso quadro da “Mona Lisa”, também conhecida como La Gioconda, exposto no Museu do Louvre, em Paris. Mas Leonardo foi muito mais que um pintor e mesmo passados 500 anos de sua morte, continua encantando a todos, seja por suas pinturas, invenções ou sua genialidade.
Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu na Itália em 1452 e morreu na França em 1519, aos 67 anos. Além de pintor foi escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, anatomista, cientista, matemático, engenheiro – e se destacou em todas essas áreas, por isso é considerado um polímata! Sua imaginação acima da média ainda intriga pesquisadores e historiadores.
Para comemorar essa data tão especial leia o que selecionamos sobre algumas obras e inventos do mestre da Vinci!
Conheça algumas obras de Leonardo da Vinci
Como pintor, sua obra mais conhecida é, sem dúvida, a “Mona Lisa”, ou Gioconda. Essa famosa pintura de óleo sobre madeira há séculos impressiona a todos, seja pelo sorriso enigmático da madona retratado, a expressão dos olhos, a falta das sobrancelhas ou a técnica sfumato, que cria gradações de sombra e luz.
“Anunciação” representa um momento bíblico e traz consigo a dúvida de que esse trabalho teria sido realizado em conjunto com seu contemporâneo Domenico Ghirlandaio. Atribui-se a Leonardo a pintura de fundo, o tapete de flores e o anjo.
Em a “Dama com Arminho” Leonardo usou óleo sobre madeira para representar a suposta amante do Duque de Milão, Cecilia Gallerani. Especula-se que essa obra já foi repintada várias vezes e escondida no período de guerras.
Com muitos cálculos, um círculo, um quadrado e dentro duas figuras de homens sobrepostos com pernas e braços separados, o “Homem Vitruviano” revela toda beleza, perfeição, equilíbrio e proporção do corpo humano. O conhecido desenho de tinta em papel feito em 1487 por Leonardo é referência até hoje para estudos de anatomia em diversas áreas.
Em “A Última Ceia” Leonardo da Vinci utilizou a parede do refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, em Milão, como tela, e têmpora em óleo como técnica de pintura para representar a última refeição de Jesus com seus discípulos. Foi essa obra que trouxe notoriedade ao pintor, que queria demonstrar pelos gestos e movimentos “a intenção da alma humana”. A obra pode ser ainda hoje visitada e o ingresso deve ser comprado com bastante antecedência no site oficial de vendas.
Invenções aperfeiçoadas
A capacidade inventiva de Leonardo fez com que ele concebesse coisas que hoje são usadas tanto profissionalmente como por hobby para algumas pessoas, sem nos darmos conta.
Um colorido paraquedas que desliza suavemente pelo ar pode estar salvando a vida de alguém, ou apenas satisfazendo o desejo de voar de um amante da natureza. O mesmo acontece com o helicóptero, que transporta pessoas de um lado a outro em diversas missões, e também é usado para passeios, táxi aéreo e levar noivas ao local do casamento.
Cortiça e couro foram os materiais usados por da Vinci para esboçar um escafandro. Em uma passagem por Veneza no período em que o Império Otomano ameaçava o comércio, surgiu a ideia de criar algo específico para atacar os barcos turcos pelo fundo do Mar Mediterrâneo. Hoje o invento é usado em explorações submarinas e por quem aprecia mergulho como esporte.
Isqueiro, escavadoras, tanque de guerra, robôs, pontes levadiças, máquinas voadoras e muitos outros artefatos estão entre as invenções de Leonardo. Com traços modernos e tecnologia avançada, esses inventos servem à humanidade todos os dias e estão registrados nos 12 volumes do Codex Atlanticus.
Contribuição na medicina
É inegável a contribuição de Leonardo da Vinci na área médica com suas observações sobre a anatomia humana. O mestre pesquisou ossos e músculos deixando uma série de desenhos com inúmeras informações, e dissecou corpos de homens e mulheres de várias idades, o que hoje facilita vários diagnósticos.
Arte ou Ciência?
Artista ou cientista? A genialidade de Leonardo da Vinci e sua capacidade de observação da natureza o deixam como um ser único entre todas as personalidades conhecidas. Ele navega com grande habilidade entre a arte e a ciência fazendo delas uma matéria única, capaz de encantar o mundo inteiro por séculos.
Por todos esses motivos ele é lembrado ainda depois de 500 anos de sua morte. As obras de Leonardo da Vinci merecem ser apreciadas com exposições em museus de arte do mundo todo, até 2020.
Gostou deste post? Qual exposição você vai visitar?