A cultura da Itália é realmente surpreendente, pois o país possui inúmeras tradições bastante específicas e interessantes.
Além da rica arquitetura e do patrimônio histórico e cultural, ele ainda conta com uma culinária muito saborosa, diversas festas típicas, mais de 21 dialetos e enormes família
s que sempre encontram uma boa oportunidade para se reunir.
Para saber detalhes sobre a cultura da Itália, é só acompanhar as informações desse texto!
As 6 principais tradições da cultura da Itália
Sim, a cultura da Itália é uma das mais ricas do mundo, mas também umas das mais interessantes.
Conheça algumas tradições!
1 – Patrimônio histórico e cultural
A cultura da Itália é marcada pela seu valioso patrimônio histórico e cultural, como as cidades de Veneza e Verona, o Coliseu de Roma, o centro histórico de Florença, o Vaticano e muito mais.
Para você ter uma ideia, a estimativa é que cerca de 50 patrimônios da humanidade estejam localizados no país.
Isso sem falar da ópera de Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Antonio Vivaldi e Gioacchino Rossini e dos tenores Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti.
2 – Arquitetura
Uma das características principais da cultura da Itália é a sua bela arquitetura, uma das mais ricas do mundo e que inclusive iniciou diversos estilos arquitetônicos que influenciaram a Europa por muitos séculos.
A arquitetura italiana antiga, por exemplo, pode ser vista nas colunas, domos e mármore de influência grega no templo Panteão de Roma.
Já a renascentista, que surgiu na Itália e revolucionou a maneira como os arquitetos criavam as obras ao colocarem suas ideias e estilos próprios, teve como primeiro projeto a cúpula da catedral Santa Maria Del Fiore.
O estilo barroco também iniciou no país com sua riqueza de curvas, detalhes, materiais preciosos, colunas e elementos que priorizam o efeito decorativo, e pode ser avistado principalmente nas igrejas.
Por fim e não menos importante, a arquitetura italiana moderna pode ser encontrada na Torre Velasca, o primeiro arranha-céu do país.
3 – Culinária
A culinária italiana é uma das mais saborosas do mundo, mas não pense que ela se resume a pizzas, massas, queijos e vinhos.
Inclusive, cada região do país possui suas especialidades culinárias, que são até mesmo bem diferentes umas das outras por conta das especificidades de cada lugar, como clima, solo, técnicas de cultivo e preparação.
Na região do Lazio, por exemplo, onde fica Roma, a brusqueta, a pasta a carbonara e a pasta cacio e pepe (massa com molho de queijos e pimenta), são a bola da vez.
Já em Toscana se destacam os vinhos, os salames e as bistecas.
E as pizzas? Bom, em toda a Itália você vai encontrar opções muito saborosas, mas é em Nápoles que elas realmente surpreendem.
Lá também vale a pena experimentar as mozzarellas, o espaguete ao pomodoro e o doce baba ao rum.
Vamos falar um pouco sobre os saborosos pães italianos?
São mais de 300 tipos que dependem das particularidades do clima e dos ingredientes de cada região para serem elaborados.
Na Apúlia, onde fica a cidade de Bari, a focaccia, feita com azeitona, tomate e orégano locais, é o carro-chefe. Já em Milão é o panetone.
4 – Família
Quando assistimos a uma novela brasileira que conta com italianos como personagens é bastante comum que eles se encontrem com suas enormes famílias em volta de uma mesa farta de comida, não é?
E aí todos falam ao mesmo tempo e alguns dão pitacos nas vidas dos outros, discutem e, no final, fazem as pazes e dão calorosos abraços.
E é bem por aí mesmo, já que a família é muito valorizada pelos italianos.
Mas não pense que ela se resume ao pai, mãe, filhos e avós. Pode acrescentar também os tios, primos e muitos outros, incluindo os animais de estimação, claro.
E, sim, os italianos costumam se reunir com bastante frequência em encontros repletos de comida, vinho, conversas e muitos abraços.
5 – Festas
Essa é mais uma das tradições da cultura da Itália: as festas, que em sua maioria são religiosas, afinal, a maior parte da população do país é católica.
Cada cidade, por exemplo, tem uma festa do seu santo padroeiro.
Mas o país também festeja em muitas datas comemoradas ou lembradas pelos brasileiros, como a Páscoa, o Dia de Reis, o Dia de Todos os Santos e o Natal.
Uma festa bastante tradicional no país é a Befana, em que uma bruxa visita as crianças na noite de 5 para 6 de janeiro deixando doces e caramelos nas meias daquelas que se comportaram bem durante o ano, e carvão nas meias das que não se comportaram tão bem.
O país também conta com diversas sagras e batalhas, como a Batalha de Laranjas de Ivrea, que acontece no Piemonte, no Carnaval, e consiste em uma guerra de laranjas.
Tem também a Sagra do Cogumelo Cardoncello, que acontece em Ruvo, na região da Apúlia, por volta de novembro. Ela celebra a colheita do cogumelo com pratos típicos preparados com o ingrediente.
Outras festas são: Palio de Siena, uma corrida de cavalos que acontece em Siena, na Toscana, Explosão do Carro, que ocorre na Páscoa, em Florença, e Procissão das serpentes, em Concollo, na região de Abruzzo, realizada na primeira semana de maio, quando a imagem do padroeiro São Domenico é decorada com serpentes vivas.
6 – Língua
Aqui está mais uma tradição bacana da cultura da Itália: os variados dialetos.
Isso mesmo! Apesar do idioma oficial ser o italiano, é comum que em algumas regiões as pessoas falem um dialeto local.
Estima-se, inclusive, que existem mais de 21 dialetos na Itália.
Isso acontece porque até meados do século 19, as cidades-estado italianas falavam e escreviam em diferentes línguas.
Em 1861 o país foi unificado e o italiano foi imposto como língua obrigatória. O ensino da língua italiana, porém, nas escolas somente passou a acontecer após a Segunda Guerra Mundial.
É por isso que muitas pessoas, principalmente os idosos, ainda cultivam esta tradição.
Na Região do Vêneto, por exemplo, o dialeto é bastante difundido e falado por pessoas de todas as idades.
Lá você vai encontrar placas nas ruas e estabelecimentos não só em italiano, mas também em vêneto.
A cultura da Itália é muito interessante e conta com tradições bastante específicas.
Ficou com vontade de conhecer o país?
Então clique aqui para ver algumas das inúmeras opções de lazer que ele oferece!
Tem interesse em tirar a cidadania italiana? É só falar com a gente, e para saber mais sobre o assunto basta nos seguir nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.