O Vaticano, o menor de todos os países, é imenso em tudo o que oferece. Com muita história, obras de arte, pinturas famosas, igrejas e museus é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. De fato, é o único país inteiro que possui tal título.
Antes de visitar a Sede da Igreja Católica Apostólica Romana e residência oficial do Papa, conheça a trajetória desse lugar tão singular. Sua fundação e localização, a língua e moeda oficiais, quem vive lá e como funciona o local são alguns tópicos deste post.
Portanto, embarque agora nessa viagem!
Onde fica o Vaticano, o menor de todos os países
Pode parecer estranho dizer que o Vaticano, o menor de todos os países, fique dentro de outra nação, a Itália. Mas é isso mesmo! O Estado da Cidade do Vaticano fica em Roma em um território de 0,44 Km². É delimitado por muralhas e sua capital é a Cidade do Vaticano. Lá vivem menos de mil pessoas, a maioria membros da Igreja Católica. No entanto, recebe milhões de turistas durante o ano todo.
Fundação do Vaticano
Tudo aconteceu em 11/02/1929 com o Tratado de Latrão. Benito Mussolini e o bispo Pietro Gaspar assinaram esse documento de duas partes, solucionando a Questão Romana. Ou seja, terminou a disputa entre o governo italiano pelo centro do país e a Igreja, no comando desde a Idade Média.
Assim, o Tratado aprovou a independência da Santa Sé e a fundação do Vaticano. A Concordata, a outra parte, estabeleceu as relações civis e religiosas entre a Igreja e o Governo. Em contrapartida, a Itália indenizou o Vaticano pelas perdas territoriais.
Como funciona o Vaticano
O Vaticano tem sua independência e seu próprio governo, isto é, o Papado Vitalício. O Papa é a autoridade máxima da Igreja e chefe absoluto dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Quem cuida da vigilância do país são os oficiais, sargentos e cabos da Guarda Suíça. Porém, para vestir o colorido uniforme de cetim azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue há algumas exigências. Os soldados devem ser católicos e cumprir rituais litúrgicos, além de dormir no Vaticano. Recebem salário, precisam ser solteiros, com idade entre 19 e 30 anos, assim como medir no mínimo 1,74 m de altura.
É o Banco do Vaticano que cuida das finanças, resultado de doações e receitas com o turismo religioso. Apesar de não fazer parte da União Europeia, a moeda local é o euro. Italiano e latim são as línguas oficiais do lugar.
Um heliporto e uma ferrovia que faz a ligação com Roma resumem o transporte público. Correio, telefonia, internet, jornal, observatório astronômico, emissoras de rádio e televisão são todos propriedades do Vaticano. Cabe à Fábrica de São Pedro, uma espécie de prefeitura, cuidar da manutenção dos prédios e da limpeza pública.
Não existem maternidades, uma vez que a maioria da população pertence à Igreja. Quando nasce algum bebê, de familiares de funcionários ou de turistas, a criança herda a nacionalidade dos pais. Desse modo, não tem direito à cidadania italiana. Só quem trabalha na cidade-estado possui o título, enquanto estiver na ativa.
Residência oficial do Papa
Na Idade Média, o Papa vivia no Palácio de Latrão, em Roma. De 1309 a 1377 houveram sete papados, embora todos comandados de Avignon, na França. Após um incêndio, o Palácio Apostólico do Vaticano passou a ser a morada oficial do Santo Padre. O lugar conta com mais de onze mil e quinhentos aposentos e vinte pátios. Nessas dependências estão salas, apartamentos, biblioteca e museus.
No entanto, o atual Papa Francisco prefere morar na Casa Santa Marta, onde acontece o Conclave. O Pontífice também abriu mão de ocupar a Residência de Verão.
O que visitar no Vaticano
Por ser o menor de todos os países, em pouco tempo dá para conhecer tudo. Uma visita à Basílica e à Praça de São Pedro, os Jardins e Museus do Vaticano, assim como a Capela Sistina são obrigatórios. Um pouco mais distante, fica a Residência de Verão do Pontífice e o Observatório Astronômico.
Em seguida, conheça cada lugar!
Praça de São Pedro e Basílica de São Pedro
Surpreendentemente a Praça de São Pedro comporta mais de trezentas mil pessoas. O obelisco egípcio no centro contrasta com a construção do artista barroco Bernini e com as 140 estátuas de santos apoiadas sobre inúmeras colunas e pilastras. Não só grandes eventos religiosos acontecem ali, como também os passeios do Papa e sua aparição na sacada.
Na Basílica de São Pedro está a Santa Sé em uma área de 23.000 m². É uma homenagem ao primeiro Papa e apóstolo de mesmo nome. Para visitar sua cúpula é preciso subir mais de trezentos degraus e passar por corredores apertados. No entanto, do alto, como um prêmio Roma se desvenda maravilhosa. Conheça ainda o subterrâneo com o túmulo do apóstolo, e depare-se com ruínas e escavações.
Museus do Vaticano e Capela Sistina
Os Museus do Vaticano formam um complexo de prédios interligados. São 54 galerias ao todo com obras de arte valiosas. No Museu Pio Clementino a estátua de Laocoonte e seus filhos, referem-se à Guerra de Troia. Os bustos de Júlio César e outros imperadores romanos ficam no Museu Chiaramonti. A Galeria dos Mapas tem teto dourado e retrata nas paredes cartas pintadas no século XVI. As Salas de Rafael trazem afrescos do pintor renascentista. E assim, em cada museu um espetáculo e um pedaço da história mundial.
Mas é a Capela Sistina com sua arquitetura magnífica e pinturas de Michelangelo que mais impressiona. Afinal, trata-se de uma maravilha do Renascimento. As paredes apresentam cenas bíblicas como “A Última Ceia”; no teto a famosa “Criação de Adão” e no altar o “Juízo Final”. Todavia, para todos a visita termina descendo a famosa escadaria espiral com painéis de bronze projetada por Giuseppe Momo.
Jardins do Vaticano
Os Jardins do Vaticano, nos estilos italiano, inglês e francês, contemplam quase todo o território. São fontes, estátuas, arranjos florais, pomares e monumentos medievais. É um lugar tranquilo, a menos que o Papa resolva dar um passeio.
Residência de Verão e Observatório Astronômico
A menos de 25km, em Castel Gandolfo, estão as Vilas Pontifícias, a Residência de Verão do Papa e o Observatório Astronômico. É uma das aldeias mais famosas da antiguidade. Além de belas paisagens e uma vista incrível, é possível apreciar muralhas, conventos e até uma fazenda.
Seja como for, o Vaticano é o menor de todos os países, porém reúne uma grandeza histórica de séculos. Sua atmosfera nos preenche com boas energias e sentimentos de religiosidade. Faz-nos refletir sobre a criação e evolução dos seres e do mundo. Assim sendo, faça suas malas e viaje agora mesmo! Conte para nós como foi!
Veja também outros artigos que podem te interessar:
Como viajar para os Estados Unidos com passaporte italiano