Você sabe quais são os cuidados que você deve ter ao contratar uma assessoria para te ajudar no reconhecimento da cidadania italiana?
Antes de tudo, temos que lembrar que estamos falando de um assunto muito sério, que envolve leis de 2 países. Cidadania não é uma brincadeira e ser um cidadão italiano envolve direitos e deveres também.
Portanto, vamos falar sobre os cuidados que você ter ao contratar um profissional para que você não tenha nenhuma dor de cabeça futura.
Notícias e escândalos
Infelizmente, casos de escândalos e cancelamentos de cidadanias estão sempre nos noticiários todos os anos e muitas pessoas já foram (e estão sendo) acusadas e presas por falsificação de documentos, corrupção, pagamento de propinas, fraudes no processo, entre outros.
O problema não é do famoso “jeitinho brasileiro”, mesmo porque sempre tem italianos envolvidos também (até padres), mas das pessoas (clientes) que procuram e pagam por facilidades em benefício próprio e acabam encontrando profissionais que se sujeitam a esse tipo de “serviço” em troca da ganância. Não estamos generalizando, existem clientes que são enganados sem saber, achando que estão fazendo tudo de acordo com as Leis e depois são surpreendidos com uma desagradável notícia.
Recebemos constantemente pedidos de ajuda de pessoas que estão na Itália com problemas com os assessores que não estão cumprindo o que prometeram ou sumiram no meio do caminho.
Quais cuidados você pode tomar ao contratar uma assessoria
Para evitar problemas, desconfie de promessas milagrosas, valores muito abaixo do mercado e pesquise bem antes de contratar um profissional. Algumas medidas importantes que você pode tomar incluem:
- Peça ou pesquise referências de ex-clientes: Verifique a experiência de outros clientes que já utilizaram os serviços do assessor.
- Pesquise se a empresa possui reclamações no site Reclame Aqui: Esse site pode fornecer uma visão sobre a reputação da empresa.
- Formalize tudo por e-mail: Documente todas as conversas e acordos por e-mail para ter um registro formal.
- Tenha conversas por vídeo chamada: Isso ajuda a estabelecer uma conexão mais pessoal e verificar a seriedade do assessor.
- Peça orçamentos de várias empresas: Compare os serviços oferecidos por diferentes empresas para escolher a melhor opção.
- Peça um modelo de contrato para analisar as cláusulas: Revise o contrato com cuidado, prestando atenção às cláusulas e termos.
- Não pague 100% antecipado na assinatura do contrato: Evite pagar o valor total antecipadamente; opte por pagamentos em etapas conforme o serviço for prestado.
- Contrate alguém que tenha empresa registrada tanto no Brasil quanto na Itália: A formalização em ambos os países pode oferecer maior segurança, confiabilidade e respaldo nos dois países.
- Pesquise sobre os procedimentos e as leis italianas: Conhecer os processos e a legislação italiana ajudará a evitar ser enganado.
Lembre-se, não existem milagres. Nenhum assessor pode garantir resultados, pois o reconhecimento da cidadania depende de processos que não estão sob seu controle direto. O dinheiro é seu e a cidadania também. Se algo der errado, você será o único prejudicado e deverá arcar com as consequências sozinho. Afinal, ninguém quer que um sonho vire pesadelo, não é mesmo?
Veja aqui um vídeo que falamos brevemente sobre isso.
Confira também:
8 principais vantagens da cidadania italiana
Qual é o formato das certidões para a cidadania italiana
O que precisa para viajar para Europa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]