Planejar uma viagem é uma delícia: dá pra escolher a companhia aérea, o melhor lugar na janelinha… Quanto ao destino, ficar num hotel bem localizado ajuda muito na hora de conhecer os pontos turísticos. Uma lista de lugares pra comer, com indicações de quem já foi, também é bem bacana. Mas tudo isso deve ser acompanhado de um bom seguro viagem.
Você já está imaginando aqueles lugares de sonho, tudo é lindo e… EPA! Um tombo, uma mala perdida, uma dor de dente… e tudo vira um pesadelo! Pode ser um exagero, mas com seguro viagem tudo pode ficar mais leve.
Sim, o seguro morreu de velho, e ninguém quer perder dias preciosos de viagem por problemas de saúde ou algum outro acidente. No entanto, imprevistos sempre atrapalham nossos planos. Um atendimento médico em outro país pode custar caro e acabar com sua viagem.
Continue a leitura e entenda a importância desse serviço.
O que é um seguro viagem internacional?
Assim como você se preocupa em fazer um seguro para sua casa e seu carro, ao viajar para outro país esse cuidado deve ser dobrado.
Você pode estranhar desde o clima local e o tipo de comida, precisando de cuidados médicos, até hospedagem por atraso de voo.
É aí que entra o seguro para viagem internacional. Trata-se de um contrato previamente firmado entre uma seguradora e seu cliente que, como os demais, oferece cobertura para imprevistos.
Além disso, é documento obrigatório para entrar em vários países, principalmente na Europa.
Qual a diferença entre seguro viagem, assistência de viagem e seguro saúde?
Ao contratar um seguro viagem, em caso de emergência, o cliente deve arcar com as despesas e, posteriormente, a seguradora o reembolsa. É importante guardar todos os comprovantes para apresentar para a seguradora checar e fazer o reembolso. Nesse caso o cliente pode escolher onde ser atendido, mas há um limite de gastos reembolsados, determinado na apólice. Já com a assistência viagem o segurado não precisa arcar com nenhum valor, mas fica limitado a ser atendido nos locais credenciados pela seguradora. Para isso, o segurado deve entrar em contato com a empresa para receber as orientações de onde ir e como proceder.
Já o seguro saúde cobre apenas gastos com atendimento médico, não inclui outras coberturas, como por exemplo, assistência com extravio de bagagens.
Que tipo de seguro escolher?
Um bom seguro não cobre apenas consultas médicas e odontológicas, extravio ou perda de bagagem. Estão incluídas despesas farmacêuticas, cobertura para assistência jurídica, ambulância e internação para os casos mais graves. Mas informe-se sobre os planos oferecidos com a seguradora de acordo com a sua necessidade. Quanto mais coberturas estiverem inclusas, melhor para você.
Um seguro de viagem completo poderá te oferecer as seguintes coberturas:
- Atendimento médico e odontológico 24h
- Despesas farmacêuticas
- Acompanhante em caso de hospitalização prolongada
- Hospedagem após alta hospitalar
- Assistência funeral
- Repatriação médica e funerária (garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento)
- Indenização no caso de morte
- Indenização no caso de invalidez permanente ou total
- Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica
- Remarcação de passagem para regresso
- Localização e indenização no caso de extravio de bagagem
- Despesas jurídicas
Existem inúmeras empresas especializadas que fazem seguro viagem, porém você também pode optar pelo seu banco, cartão de crédito, na agência de viagens e até mesmo na companhia aérea. Na internet você também encontra ferramentas para comparar e fazer a cotação do seguro viagem online.
O importante é que essas instituições estejam de acordo com as diretrizes da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, que são as agências reguladoras do setor.
Como é calculado o custo da apólice?
O custo de uma apólice de seguro varia de acordo com a cobertura escolhida, sempre dependendo do destino escolhido. Se for para a Europa, o seguro deve seguir as regras exigidas. Nesse caso, a cobertura mínima exigida é de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. Para ver todos os requisitos exigidos para entrar na União Europeia pelo Espaço Schengen é só clicar aqui.
Outras variáveis que influenciam no valor segurado são idade, tempo e tipo de viagem (para esportes radicais, o seguro comum não oferece cobertura), mulheres grávidas e doenças pré-existentes. Portanto, essas informações são muito importantes na hora de orçar seu seguro.
Como acessar o serviço?
Tão importante quanto andar com seu passaporte é estar com o certificado do seguro. Leve sempre cópias com você e, caso necessite, ligue para a Central de Atendimento da sua seguradora.
Nesse momento, informe o número da apólice e de seus documentos pessoais, o país em que se encontra e relate o acontecido. O atendimento é feito em português e até com ligação a cobrar para emergências.
Guarde todo tipo de recibo para reembolsos ou indenizações.
Viajar com segurança custa pouco e está ao alcance de todos. Fazendo um seguro viagem internacional, você não precisa se preocupar com nada, a não ser em se divertir.
Seguro viagem para a Itália
Além de diversos requisitos exigidos, o seguro viagem para a Itália é obrigatório.
A Itália é um dos países que fazem parte do Tratado Schengen. Conforme já mencionado, alguns requisitos são exigidos para ter a sua entrada liberada pela imigração na hora do desembarque na Europa. Sendo assim, em sua viagem para a Itália, não se esqueça de contratar um seguro viagem com uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
O governo italiano possui um acordo bilateral com o governo brasileiro para uso do sistema público de saúde local. Se você for contribuinte do INSS, poderá solicitar o CDAM (Certificado de Direito à Assistência Médica) no Ministério da Saúde. Esse certificado é gratuito, tem validade de um ano e te dará direito a ser atendido na rede pública italiana em caso de emergências. Dependendo do caso, algum valor poderá ser cobrado do assistido. Lembrando que o CDAM será válido somente como seguro saúde e não como seguro viagem.
Boa sorte e viaje sempre com segurança!