ETIAS: conheça tudo sobre o novo visto para a Europa se você vai viajar para o Velho Continente a partir do final de 2022 .
O ETIAS – Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem – é uma permissão para a entrada e circulação nos 26 países do Espaço Schengen e alguns da União Europeia, aprovada pela Comissão Europeia em 2016. Tem como finalidade garantir a segurança nas fronteiras. Estima-se que até o final de 2022 esteja totalmente em vigor para mais de 60 países, incluindo o Brasil. Portanto, é importante inteirar-se sobre o que é necessário fazer para conseguir essa autorização, assim como usá-la de maneira correta. Desse modo, você viaja tranquilo e sem surpresas na hora de passar pela imigração.
Confira agora tudo o que você precisa saber!
Conheça o novo visto ETIAS
Como já dissemos, ETIAS é uma autorização eletrônica para quem deseja visitar qualquer um dos territórios pertencentes ao Espaço Schengen e União Europeia. Sempre é bom lembrar que nem todos os países fazem parte dos dois acordos. Atualmente, é possível entrar na Europa a turismo somente com o passaporte, desde que toda a documentação exigida esteja em ordem, de acordo com as regras de cada país.
O objetivo do ETIAS é um maior controle e fortalecimento nas fronteiras, além da segurança imigratória. A Agência para Gestão Operacional dos Sistemas Informáticos de Grande Escala no Domínio da Liberdade, da Segurança e da Justiça – eu-LISA, juntamente com a Interpol e outros órgãos competentes, fazem uma triagem prévia por meio de bancos de dados com informações dos viajantes, dando ou não permissão de entrada. Isso impede ações fraudulentas, terrorismo, tráfico humano e outras espécies de atos criminosos, trazendo maior tranquilidade tanto aos turistas quanto aos residentes.
A autorização também desempenha importante papel na proteção da saúde pública em casos de epidemias e pandemias declaradas pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Assim sendo, são tomados cuidados como o fechamento das fronteiras a fim de evitar que uma doença contagiosa ou algum vírus se espalhe entre os cidadãos.
Em quais países ele será exigido
Atualmente, essa é a lista de países em que o ETIAS será exigido:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Mônaco
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- San Marino
- Suécia
- Suíça
- Vaticano
Como pedir o ETIAS para a Europa
Para pedir uma permissão ETIAS é preciso ser maior de idade e ter um passaporte válido por mais de três meses, no mínimo, além do período da viagem. Quem tem dupla cidadania pode usar qualquer um dos passaportes, levando-o ao viajar, pois os documentos estarão vinculados. Além disso, o requerente também precisa ter um cartão de crédito ou débito para o pagamento da taxa e um e-mail para o recebimento da autorização.
O processo é rápido e consiste em preencher um formulário individual de inscrição on-line com seus dados pessoais, incluindo um questionário de elegibilidade, país de destino e outros que desejar visitar. Pais ou responsáveis fazem o pedido para menores de 18 anos. Responda às perguntas com honestidade e atenção, uma vez que todos os seus dados vão ser checados. Você pode consultar também todos os detalhes no site da Comissão Europeia clicando aqui (site em inglês).
Quanto custa tirar o ETIAS
Para tirar o visto para a Europa ETIAS é preciso ter um cartão de crédito ou débito e pagar uma taxa de 7 euros por solicitação. Menores de idade estão isentos dessa cobrança, assim como maiores de 70 anos.
Com que antecedência pedir
Embora o processo seja rápido, é recomendável solicitar seu visto europeu com 15 a 20 dias de antecedência da viagem. Se, eventualmente, houver necessidade de mais algum documento ou qualquer divergência a ser esclarecida, você não perde a data prevista para o embarque.
Como saber se meu pedido foi aprovado
Assim que suas informações forem analisadas, você recebe um aviso no mesmo endereço de e-mail de seu cadastro, em até 72 horas. Se for aprovado, a autorização ETIAS já vem anexada. Todavia, em caso negativo, com uma justificativa enviada, você tem direito a recorrer.
É muito importante imprimir a sua autorização de viagem ETIAS e levá-la consigo na sua viagem à Europa.
Validade do ETIAS
O visto ETIAS tem validade por 3 anos ou até o vencimento do passaporte: vale a data que expirar primeiro. Assim sendo, o turista tem trânsito livre para visitar quaisquer países do Espaço Schengen quantas vezes quiser durante esse período.
Já a permissão para permanência no destino da viagem é de 90 dias, dentro de um período de seis meses. Depois desse prazo, o viajante está sujeito a levar uma multa, ou até ser deportado. Se acaso precisar de mais tempo, deve procurar a embaixada ou o consulado mais próximo pedindo prorrogação do seu visto.
Vantagens do ETIAS
O ETIAS vai ajudar o viajante brasileiro a ganhar tempo na preparação da viagem, já que não será necessário ir a uma embaixada ou consulado para fazer a sua solicitação. Além disso, também vai ajudar na hora de passar na imigração entrando na Europa, diminuindo o tempo de espera e as filas nos controles de segurança dos aeroportos.
Ou seja, a permissão de viagem ETIAS não só vai evitar o incômodo típico de pedir um visto tradicional, como também vai ajudar a controlar a imigração irregular, bem como reforçar a segurança na União Europeia.
Atenção na imigração
Apesar das facilidades, o ETIAS não é garantia de entrada no país escolhido como destino, cabendo ao oficial de imigração dar a permissão final. Além disso, será necessário preencher os antigos pré-requisitos, como ter um passaporte com validade mínima de 3 meses a partir da data da viagem, passagem de retorno com a data anterior a 90 dias, seguro saúde, comprovante de estadia e recursos financeiros suficientes. Mas não se preocupe e mantenha a calma na hora da imigração.Tenha em mãos todas essas comprovações e boa sorte!
Com tudo em ordem, é só aproveitar seu passeio!
Leia também:
Como viajar para os Estados Unidos com passaporte italiano
As estações do ano na Itália e seus encantos