Antes de viajar, é sempre bom se planejar com antecedência para diminuir os riscos de imprevistos. É preciso se organizar, principalmente, para respeitar todas as exigências na hora de passar pela imigração. Afinal, ninguém quer ter problemas bem no começo de uma viagem internacional. Talvez você possar estar se perguntando se viajar para Europa precisa de visto. Leia até o final e saiba tudo sobre o que precisa para viajar para Europa.
Tudo que você precisa saber para entrar na União Europeia pelo Espaço Schengen
Vale lembrar que nem todos os países da Europa fazem parte da União Europeia, assim como nem todos os países da União Europeia fazem parte do Espaço Schengen.
Para brasileiros viajarem para a Europa, não é preciso um visto de permanência para ficar por até 90 dias como turista. Porém, são exigidos alguns pré-requisitos, tanto para os países membros da União Europeia quanto do Espaço Schengen. Hoje então vamos falar sobre quais são os requisitos e os documentos para entrar na Europa pelo Espaço Schengen.
Antes de tudo, é importante dizer o que é o Espaço Schengen. Ele foi um tratado de 14/06/1985 firmado entre alguns países da União Europeia para regulamentar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre seus membros, portanto, é como se todos os Estados membros formassem um país só, sem fronteiras internas.
No início, apenas 5 países entraram no acordo: França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Desde então, diversos países europeus foram se juntando ao grupo inicial e nos anos seguintes teve seu tamanho expandido consideravelmente. Atualmente o tratado engloba 26 países, sendo 22 deles membros da União Europeia.
Quais são os países membros da União Europeia
São 28 países que fazem parte da União Europeia. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.
Países membros da União Europeia
Quais são os países membros do Espaço Schengen
São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Países membros do Espaço Schengen
Brasileiros precisam de visto para entrar no Espaço Schengen?
Para quem viaja com um passaporte brasileiro para turismo em viagens curtas (de até 90 dias de duração), não precisa de um visto prévio de permanência. A entrada é autorizada pelo agente da imigração, no aeroporto de desembarque. O controle da imigração é feito uma vez só, no primeiro país de desembarque no Espaço Schengen. Após ter a entrada liberada, é permitido circular de um país a outro que seja parte do Espaço, sem precisar passar pelo controle de imigração novamente.
Quais são os pré-requisitos?
Apesar da isenção do visto, uma série de documentos são exigidos dos brasileiros a serem apresentados na imigração para que tenham sua entrada autorizada. Vale ressaltar que a ausência do visto não garante a entrada. O agente da imigração que vai avaliar se você está apto a entrar ou não.
Leve todos os documentos em sua bagagem de mão e só os retire se o oficial te pedir. Fique tranquilo, pois a imigração está ali para controlar a entrada de pessoas que pretendem ou viver ilegalmente na Europa ou que possam ser consideradas perigosas. Acima de tudo, é muito importante também, que você jamais minta. Mentir pode trazer problemas muitos maiores do que uma simples negativa de entrada no continente.
Passaporte válido
Sempre lembre de olhar a data de vencimento do seu passaporte bem antes de viajar. Ele deve ter mais de 3 meses de validade da data prevista de retorno. Por exemplo, se você está pretendendo viajar em Agosto e retornar em Setembro, seu passaporte deve valer no mínimo até Dezembro.
Passagem de retorno
A imigração quer ter garantias de que realmente você vai voltar para casa. Por isso, você deve apresentar um bilhete aéreo de retorno lembrando da data não exceder o prazo máximo de 90 dias, que é o período permitido de permanência.
Seguro saúde
É obrigatória a contratação de um seguro saúde. Ele deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica e hospitalar.
Durante toda a sua viagem é muito importante carregar o certificado do seu seguro junto com você, para que você tenha fácil acesso em qualquer emergência.
Recursos financeiros
Você precisa comprovar que possui recursos financeiros suficientes para se manter na Europa durante o período de permanência. É calculado uma média de 30 euros por dia para uma pessoa que fará uma viagem acima de 20 dias. Isso pode ser comprovado por dinheiro em espécie, cartão de crédito, cartão pré-pago, etc. Uma dica é sempre levar uma boa quantidade em espécie e sempre falar a quantidade exata que está levando.
Comprovante de hospedagem
Outro item muito importante também para a entrada na Europa é o comprovante de hospedagem. O oficial da imigração pode solicitar o comprovante de reserva de hotéis ou hostels e assim ter garantias de que você é um turista, não alguém tentando fazer a vida ilegalmente por lá.
Caso você fique hospedado na casa de alguém, essa pessoa precisará fazer uma carta convite dizendo que irá te receber. Lembrando que essa pessoa precisa ser cidadã europeia ou residir legalmente no país.
Antes de viajar, você pode também consultar o Portal Consular do Itamaraty e verificar todas as exigências no destino que irá.
Seguindo esses documentos para entrar na Europa, você não terá nenhum problema na imigração e poderá ter uma viagem tranquila!
Veja também nosso vídeo sobre o assunto clicando aqui.
Boa sorte e qualquer dúvida nos escreva!
Não deixe de conferir:
Conheça os 4 principais aeroportos da Itália