Você quer saber quais são as melhores cidades para morar na Itália porque esse país te atrai por várias razões, certo?
Além de belas paisagens, ele conta com diversos pontos artísticos e culturais, excelente culinária e alta qualidade de vida que envolve segurança, educação, saúde e muito mais.
Isso sem falar das ótimas oportunidades de trabalho e dos salários bastante atrativos.
Então, se você tem o sonho de viver no país e por isso quer conhecer as melhores cidades para morar na Itália, vai precisar ler esse artigo!
As melhores cidades para morar na Itália
As melhores cidades para morar na Itália possuem muitos pontos positivos, como é de se supor.
Mas antes de contar quais são elas, queremos mostrar que o país se divide nas regiões geográficas Norte, Centro e Sul, cada uma com suas particularidades e características, como custo de vida mais alto ou mais baixo, quantidade de oportunidades de trabalho, etc.
É importante conhecê-las porque talvez uma esteja mais de acordo com a sua expectativa do que outra.
Enfim, vamos então entender quais são os melhores lugares para morar em cada região?
Norte
A primeira região que vem à nossa mente quando pensamos nas melhores cidades para morar na Itália é a norte.
Isso porque ela possui a maior parte das oportunidades de trabalho, as empresas mais relevantes, os mais altos índices econômicos e as universidades mais importantes do país.
A região, que é a mais rica da Itália, tem também os mais elevados índices de segurança, grandes pontos culturais e excelentes opções de lazer, incluindo ótimos restaurantes e bares.
1 – Trieste
Entre as melhores cidades para morar na Itália está a bela Trieste, eleita, inclusive, a melhor do país pelo jornal de Milão Il Sole 24 ore no seu ranking de 2021.
A avaliação tem como base a qualidade de vida na Itália a partir de fatores como renda média, saúde, segurança pública, custo e expectativa de vida etc.
Com quase 210 mil habitantes e localizada entre o mar e a montanha, Trieste é a capital da região Friuli-Venezia-Giulia e se caracteriza pelas diversas atividades culturais e opções de lazer, incluindo os cafés em estilo austríaco graças à sua proximidade cultural com a Áustria.
Considerada segura e excelente para os negócios devido à grande quantidade de startups, a cidade tem um ponto negativo: os aluguéis de imóveis bastante altos.
2 – Milão
Essa também é uma das melhores cidades para morar na Itália, além de ser uma grande metrópole conhecida pelo seu alto nível de serviços e elevada qualidade de vida.
Mais do que isso, Milão é simplesmente a cidade mais rica da Itália!
Com cerca de 1,4 milhão de habitantes, a capital da região da Lombardia (o coração econômico do país) é também a capital financeira da Itália e palco de importantes indústrias.
Milão é, inclusive, a cidade mais industrializada do país e a que possui mais oportunidades de trabalho disponíveis.
Porém, esses pontos positivos fazem com que ela tenha um dos custos de vida mais altos da Itália.
Centro
Na parte central você também vai encontrar as melhores cidades para morar na Itália.
Com uma ampla diversidade cultural e histórica, ela é composta por quatro regiões: Toscana, Lazio, Umbria e Marche. Além disso, comporta cidades muito conhecidas popularmente, como Roma e Florença.
1 – Florença
Florença é a capital de Toscana e é tida como a melhor cidade para viver na região.
Bastante desenvolvida culturalmente e economicamente, ela é conhecida pela sua grande quantidade de obras de arte, monumentos e museus, fatos que fazem com que muitos a considerem a mais linda cidade do mundo.
Com quase um milhão de habitantes, Florença é conhecida também como o Berço do Renascimento porque foi lá que ocorreu um grande desenvolvimento artístico e intelectual entre os séculos XV e XVI.
Outros pontos positivos dessa cidade é que alguns dos seus hospitais são considerados os melhores da Itália. O seu sistema de transporte público muito eficiente conta com mais de 100 linhas de ônibus para atender moradores e turistas.
Florença tem também uma universidade muito renomada, a Universidade de Florença, diversas escolas e alta qualidade de vida.
O ponto que pode ser negativo é o custo de vida mais caro, considerando que esse é um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo.
2 – Roma
Roma é a capital da Itália e uma das cidades com maiores quantidades de empregos, universidades e lazer.
Ela abriga também importantes pontos turísticos do país, como o Coliseu, o Vaticano e o Castelo de Sant’Angelo, e excelentes restaurantes, bares e baladas.
Essa metrópole com mais de 4 milhões de habitantes possui um ótimo sistema de transporte público. Porém, assim como em qualquer outra grande cidade, alguns veículos podem ter problemas de pontualidade e até mesmo de limpeza.
E por ser considerada uma das mais importantes da Europa, Roma tem alto custo de vida, ao ponto de o aluguel de um apartamento pequeno no centro chegar a 1.500,00 euros.
Sul
A região sul da Itália é também a que possui ilhas e praias paradisíacas, além das cidades mais baratas para se viver no país.
1 – Cagliari
Aqui está uma das melhores cidades para morar na Itália que fica ao sul do país: Cagliari.
E o mais legal é que ela é a capital da região de Sardenha, que fica localizada em uma ilha repleta de belas praias.
Com mais de 420 mil habitantes, a cidade atrai diversos turistas durante o verão, mas o interessante mesmo do lugar é a sua grande quantidade de atividades esportivas.
Para você ter uma ideia, ele conta com cursos de esqui aquático e mergulho, campos de golfe e muito mais.
A saúde também se destaca em Cagliari devido à sua elevada taxa de densidade médica, uma das melhores do país.
O ponto negativo é a taxa de desemprego que é alta na cidade, inclusive entre os jovens.
2 – Chieti
Essa cidade com mais de 370 mil habitantes e é a capital da região de Abruzzo. Também conta com alto número de atividades esportivas, além de muitas livrarias.
Fundada sobre uma colina, permitindo uma vista deslumbrante e panorâmica de toda a região no seu topo, Chieti é uma das cidades mais antigas da Itália e muito rica culturalmente e artisticamente.
Outra boa notícia é que aqui o custo de vida é bem baixo.
Isso significa que em Chieti você consegue alugar tranquilamente um apartamento pequeno no centro por 350,00 euros.
Agora que você já sabe quais são as melhores cidades para morar na Itália, que tal decidir a alternativa mais interessante para você e sua família?
Ainda não tirou a cidadania italiana?
Então clique aqui para saber como fazer esse processo de maneira muito mais rápida!
Você também pode se interessar em ler estes artigos:
Morar na Europa: quais países valem a pena?