Você sempre se perguntou: como saber se sou descendente de italiano?
Não é porque você não carrega um sobrenome italiano que não pode ter descendência italiana. A imigração italiana no Brasil foi muito forte, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Hoje em dia somos mais de 30 milhões de descendentes.
Será que você também não pode ser descendente de italiano? Existem algumas formas de descobrir, mas hoje te daremos 5 dicas infalíveis para você seguir e ter sucesso em suas buscas!
1. Converse com seus familiares para descobrir se você pode ser descendente de italiano
Em primeiro lugar, converse com toda a sua família, principalmente com os parentes mais velhos, que conhecem melhor a história e origem de seus ancestrais. Anote todas as informações que conseguir, sem subestimar nenhuma, pois tudo vai ser útil em algum momento. Procure também por fotos e documentos antigos que sempre alguém da família guarda. Nessa hora você precisa fazer um trabalho de detetive mesmo para ir juntando todas as peças do quebra-cabeça.
2. Pesquise a origem dos sobrenomes existentes na sua família
Mapeie todos os sobrenomes de seus ascendentes, pois muitas vezes as gerações posteriores não os recebem. Um exemplo é quando a mulher se casa e elimina o sobrenome materno, passando a usar o do marido. Portanto, verifique, antes de tudo, o nome completo dos seus avós e bisavós e veja se encontra algum sobrenome que seja de origem italiana.
A internet pode ajudar muito nessa busca. Existem diversas ferramentas que auxiliam a identificar a procedência de um sobrenome italiano, como por exemplo, o site Italian Names ou o Cognomix. Assim que você começa a escrever, aparecem sugestões de sobrenomes italianos com o mesmo prefixo e você identifica as diversas variações. Lembre-se de que muitos sobrenomes italianos foram alterados quando registrados no Brasil, então nem sempre o original na Itália é escrito da forma que você encontrou.
Além disso, as ferramentas mostram também onde está a maior concentração de famílias com aquele determinado sobrenome na Itália, de acordo com as regiões. Isso ajuda a direcionar a busca para uma região específica, caso a sua família não saiba aonde o italiano nasceu.
3. Monte uma árvore genealógica da sua família
Montar a árvore genealógica é uma excelente maneira de organizar as informações da sua família e aprofundar as raízes. Desse modo, é mais fácil chegar aos ancestrais mais velhos. Complete aos poucos começando de você até os ascendentes mais velhos. Anote todas as informações encontradas, mesmo sem ter todas as datas e locais de nascimento, casamento e óbito. Se quiser conhecer as melhores ferramentas para ajudar a montar a sua árvore, clique aqui.
Com a sua árvore genealógica pronta você vai ver quem são seus ascendentes e da onde podem ser suas origens.
Depois que encontrar aquele ascendente que nasceu na Itália e imigrou para o Brasil, você precisa desenhar a sua linha reta de transmissão da cidadania italiana. A linha de transmissão deve ser, por exemplo: bisavô-avô-pai-você. Isso significa também que é dessas pessoas que você vai precisar juntar a documentação necessária para reconhecer a sua cidadania por descendência.
4. Pesquise em sites de genealogia
Existem muitos sites de genealogia com banco de dados que facilitam a busca. Neles você encontra muitas informações e registros de imigrantes de diversas partes do mundo. O mais famoso é o Family Search, patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sem dúvidas, é o maior catálogo de registros civis online e ajuda milhares de pessoas todos os anos.
O site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo também traz registros dos imigrantes que desembarcaram no Porto de Santos, assim é possível descobrir se a sua família estava em um dos tantos navios que chegaram ali.
5. Emita as certidões
Seguindo as dicas acima fica mais fácil conseguir muitas informações importantes, caso contrário, o jeito é emitir as certidões. Comece emitindo a sua certidão de nascimento no formato inteiro teor. Caso não saiba o que é esse formato, clique aqui e veja o artigo que escrevemos sobre isso. Nela constam as informações dos seus pais e avós. Posteriormente, emita as certidões de nascimento dos seus pais, onde estão as informações dos seus avós e bisavós e, possivelmente, a nacionalidade. Faça isso até você chegar ao provável italiano da família.
Como saber se sou descendente de italiano não é um bicho de sete cabeças
Viu como não é tão difícil assim descobrir se você é descendente de italiano? Seguindo essas dicas, temos certeza que irá encontrar!
Caso precise de ajuda, também trabalhamos com genealogistas que podem te ajudar a encontrar suas origens. Entre em contato para receber mais informações!
Veja também:
200 sobrenomes italianos mais populares na Itália